por J.Brito
Nesta noite de sexta-feira,27, o prefeito de Itapaci, Mário Macaco, reuniu pré-candidatos, vereadores e lideranças políticas, para anunciar seus pré-candidatos a prefeito, vice-prefeito, vereadores e vereadoras. O encontro aconteceu em uma chácara localizada na zona rural do município e contou com a presença do deputado federal Célio Silveira (MDB,GO), deputado estadual Issy Quinan (MDB,GO), além de alguns vereadores e presidentes de partidos.
Com um discurso inflamado, o deputado Célio Siveira falou sobre a trajetória política do prefeito Mário Macaco à frente da administração municipal. Falou das virtudes do prefeito, do empenho, luta e trabalho para colocar Itapaci no ranquing dos melhores municípios Goianos e o prefeito, na sua opinião, como “o melhor do país”. Issy Quinan, por sua vez, falou da responsabilidade em substituir o deputado estadual Talles Barreto que deve assumir uma cadeira no Tribunal de Contas do Estado de Goiás(TCE,GO). Quinan prometeu dar continuidade a tudo que vinha desempenando o deputado Talles, e ajudar o prefeito eleito em todas as áreas.
O prefeito Macaco, como sempre, fez um discurso voltado para as famílias. Agradeceu aos deputados pelo empenho, pelas emendas, pelas dedicação e compromisso com Itapaci. Não pediu votos mas deixou o recado para que todos os presentes tenham a consciência em apoiar os candidatos que tenham real compromisso social com Itapaci.
Dr. Fábio, agradeceu a presença de todos, reafirmou a sua pre-candidatura e falou da experiência adquirida durante seu mandato como vice prefeito. Dirigiu palavra de gratidão ao prefeito Mário, destacando a confiança, a parceria os ensinamentos. Prometeu dar o melhor de si para um município cada vez melhor. Rogério Toureiro resumiu sua fala em agradecimentos, momento em que parabenizou os vereadores pelo trabalho realizado na casa de Leis.
Na oportunidade foi anunciada as pre-candidaturas de Dr. Fábio para prefeito e Rogerio Toureiro como vice, dos pré-candidatos a vereadores e vereadoras: Araúna, Adedizinho, Neto Leles, Marcos Daibert, prof. Jeferson, Ronaldo Paixão, Simoni, Tiaozinho Rivirão, Tião Rivirão, Valéria do caminhão, dentre outros. Entre os presentes estavam os vereadores Romulo Alves, Tiaozinho, Neto Leles, Tião Rivirão, ,Dr. Guilherme Nunes, dirigente partidários como Gilmar Teixeira, o empresário Aparicio Jorge e este Jornalista.
O que diz a Lei sobre esses encontros:
O que pode De acordo com a Lei 9.5014/1997 (Lei das Eleições), durante a chamada pré-campanha — período que vai até 16 de agosto, quando tem início oficialmente a propaganda eleitoral — a menção à pretensa candidatura e a exaltação das qualidades pessoais não configuram propaganda antecipada, desde que não haja pedido explícito de votos.
Pré-candidatas e pré-candidatos também podem participar de entrevistas, programas, encontros ou debates em rádio, televisão ou internet, inclusive com a exposição de projetos políticos. Nessa situação, emissoras de rádio e de televisão devem conferir tratamento isonômico aos participantes.
A lei ainda libera a realização de encontros, seminários ou congressos, em ambiente fechado e custeados pelos partidos, para tratar da organização dos processos eleitorais, discussão de políticas públicas, planos de governo ou alianças partidárias visando às eleições, podendo tais atividades ser divulgadas pelos instrumentos de comunicação intrapartidária.
Além disso, é permitida a realização de prévias partidárias, a divulgação dos nomes de filiadas e filiados que participarão da disputa e a realização de debates.
Sem pedido de votos, podem ocorrer divulgações de atos de parlamentares e debates legislativos e de posicionamento pessoal sobre questões políticas, inclusive nas redes sociais.
Também não é considerada propaganda eleitoral antecipada a realização pelos partidos políticos de reuniões, por iniciativa da sociedade civil, de veículo de comunicação ou do próprio partido, para divulgar ideias, objetivos e propostas.
Comentários: